5 dicas para melhorar as vendas dos serviços da sua empresa

Se a sua empresa fornece um serviço, ao invés de um produto físico, você provavelmente entende os desafios de vender e criar valor para um cliente. Afinal, nem sempre é fácil explicar as características e os benefícios de algo que não se pode ver ou pegar.

Vender um serviço pode ser mais difícil do que vender um produto, mas não é tão difícil quanto pensam. Utilizando dos métodos certos, você pode obter resultados muito satisfatórios no seu processo de venda. Iremos abordar aqui as 5 principais dicas que podem te ajudar!

Antes, é preciso entender qual problema você resolve para seu cliente!

A razão pela qual a venda de serviços pode ser difícil é porque você não tem um produto real, que o cliente possa ver.

Suas características e seus benefícios não são tão fáceis de serem visualizados. Isso significa que você precisa ser capaz de mostrar ao cliente como seu serviço irá beneficiá-lo.

A chave para vender serviços é se concentrar em demonstrar que você entende os problemas do seu cliente e sabe como resolvê-los. Então, antes de tudo, comunique claramente todas as vantagens e benefícios do seu serviço.

5 dicas para melhorar a venda de serviços

Veja, abaixo, nossas dicas para você melhorar as vendas dos serviços da sua empresa!

1. Descubra o diferencial de seu serviço

Sua empresa precisa ter algo especial, alguma proposta de valor convincente para se destacar. É aí que sua vantagem competitiva entra. Uma vantagem competitiva é o que o torna melhor do que o seu concorrente.

Na venda de serviços, é essencial que você mostre excelência em alguma área específica. As necessidades dos clientes exigem e justificam uma oferta distinta, por isso é tão importante, além de saber o seu diferencial, saber quem é o seu cliente ideal.

2. Construa o seu cliente ideal

Você já sabe como resolver o problema do seu cliente e o seu diferencial, mas você sabe quem exatamente está interessado no seu serviço? Dos interessados, você consegue identificar quais irão maximizar os seus lucros?

Pois é, além de identificar o seu público-alvo é importante também vender para quem traz mais lucro para sua empresa. Por isso, troque a pergunta “como vender meus serviços?” para “como vender meus serviços para o cliente ideal?”.

Este cliente ideal é chamado de buyer-personas. Para criá-los você pode utilizar os dados de seu histórico de vendas, por exemplo, e empregar a Lei de Pareto para descobrir quais são aqueles 20% dos clientes que trazem 80% de seu lucro.

Analise suas características e separe as suas personas entre homens e mulheres, se são casados, qual é a renda familiar mensal, onde moram, qual é a idade dessas pessoas, se elas têm filhos, e qualquer outro questionamento que você achar pertinente para formar a identidade da sua persona, como valores, hábitos, crenças e atitudes.

Desse modo, você vai saber mais sobre o seu cliente ideal para poder usar a linguagem de comunicação mais assertiva e conquistá-lo mais facilmente.

3. Use os canais certos de comunicação

Depois de desenvolver a sua buyer-persona, você precisa saber como levar a sua mensagem até ela. No marketing digital, por exemplo, uma das formas mais eficientes de atrair clientes é por meio das técnicas do marketing de conteúdo.

Seu conteúdo pode ser qualquer informação ou experiência online que ajude a construir sua narrativa de marca e que forneça uma experiência online para um usuário. Seja um infográfico, um post de blog ou um vídeo explicando os benefícios de seu serviço.

Em síntese, o conteúdo é uma estratégia riquíssima para desenvolver conexões significativas com personas de alta qualidade.

4. Use a prova social

Já que você está vendendo algo que não pode ser visto ou tocado, você precisa encontrar outras maneiras de clientes potenciais perceberem o seu valor: você precisa de provas sociais.

As pessoas são muito mais propensas a tomar uma ação particular se souberem que outras pessoas também tomaram. Se você puder mostrar depoimentos de clientes anteriores que usaram o seu serviço, você aumentará muito mais as suas chances de fechar uma venda.

Se o seu serviço funcionou para seus clientes anteriores, ele deve funcionar para os futuros clientes também, certo?

5. Preste sempre toda assistência necessária

Seu serviço é o que irá distingui-lo de sua concorrência, e o seu atendimento também! Isso dá aos seus clientes uma razão para escolher você ao invés das outras empresas do seu setor.

Se você quer ter sucesso nos dias de hoje, simplesmente fechar uma venda não é suficiente. Você precisa saber como fidelizar clientes.

Descubra o que o cliente espera desde o início. Converse com ele, faça perguntas abertas durante sua primeira reunião e o escute.

Faça tudo que puder para manter o contato com os seus clientes e comunique-se como prometido e esperado, especialmente no caso de reclamações ou questões sobre o serviço.

Essas são as nossas dicas. Invista nessas sugestões e impulsione as suas vendas de serviços!

Esperamos que o nosso artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima! 😉