5 dicas para melhorar a gestão do capital de giro da sua empresa

A gestão do capital de giro é um dos fatores mais determinantes da saúde e sucesso de uma empresa.

E é com a gestão do capital de giro que o empresário consegue fazer reposição de estoque, fluxo de caixa para pagamentos de despesas, entre outros.

Neste artigo, vamos explicar exatamente o que é e a importância do capital de giro para a sua empresa, e é claro, dar algumas dicas para você melhorar o controle do capital de giro do seu negócio. E aí, vamos lá?

O que é o capital de giro?

O capital de giro é, basicamente, a liquidez entre os recursos da empresa (dinheiro em caixa) e as despesas (contas a pagar).

Ou seja, é o dinheiro que sobra para sua empresa após efetuar os pagamentos de todas as despesas, o capital para bancar a compra de novos materiais, estoque e tudo mais que a empresa precisa para continuar funcionando.

Por que o capital de giro é tão importante para a empresa?

O capital de giro é o dinheiro que garante novas mercadorias, estoques, e tudo mais para que a empresa continue crescendo sem dar prejuízo.

Uma boa gestão do capital de giro permite ao empresário oferecer:

  • Recursos de pagamento a prazo aos clientes;
  • Controlar o estoque;
  • Assegurar o pagamento de todos os fornecedores em dia, bem como o pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.

Melhore a gestão do seu capital de giro com essas 5 dicas

Separamos 5 dicas para você não se perder com o seu capital de giro:

Negocie com fornecedores e clientes

Negociar com seus fornecedores a fim de estipular prazos melhores para pagamentos e até negociar valores dos produtos para chegar a um preço mais barato pode ser determinante no planejamento e controle do capital de giro da empresa.

Já na negociação com clientes, acontece o contrário, a negociação é estipular os prazos de pagamento à vista ou em poucas parcelas, para sempre incentivar o pagamento em dinheiro ou no cartão de débito.

Analise despesas desnecessárias e corte gastos

Analise as despesas e identifique gastos que podem ser diminuídos ou realmente cortados do seu planejamento.

Fique sempre de olho no seu fluxo de caixa para não vir a prejudicar o seu capital de giro e muitos gastos, mesmo que você os ache pequenos, podem ser cortados.

Seja disciplinado sempre

Lembre-se que a melhor coisa a fazer é separar seus gastos pessoas dos gastos da sua empresa, mesmo que seja uma pequena empresa.

E se não tiver jeito e você precisar utilizar o recurso da empresa para cobrir suas despesas pessoais deixe anotado e reponha o quantos antes.

Vigie suas contas pessoas para não prejudicar o financeiro da sua empresa!

Faça o controle de estoque da sua empresa

Comprar mais ou comprar de menos para repor o estoque pode ser prejudicial ao seu capital de giro.

O controle de estoque é fato determinante em seu capital de giro e pode, realmente, comprometê-lo.

Atenção redobrada com empréstimos

Planeje-se muito para não precisar de empréstimos, esse é um dos maiores motivos que comprometem o capital de giro de uma empresa.

E se precisar, procure as melhores condições de juros, busque corrigir a aquisição de produtos e busque recorrer a análise de preços de vendas para não comprometer os lucros da empresa.

Viu só como o capital de giro é extremamente importante para o sucesso da sua empresa?

Fique sempre atento à saúde financeira da sua empresa e se precisar daquela mãozinha, fale conosco!

Espero que esse artigo te ajude a ter mais controle do seu capital de giro.

Um grande abraço e até a próxima!