Dentista: abrir empresa ou continuar como autônomo, qual é a melhor opção?

Abrir uma empresa ou começar/continuar como um profissional autônomo é uma das perguntas que qualquer dentista já se fez ou se faz ao começar sua carreira, certo?

E muito se questiona em qual tipo de enquadramento o profissional dentista obterá maiores benefícios em relação à tributação. É necessário enfatizar que a tributação no Brasil é uma das mais altas do mundo, por isso o profissional precisa analisar e se planejar.

É sempre bom lembrar, a tributação, independente de ser pessoa física ou jurídica não é uma escolha e sim uma obrigação, pertinente aos dois casos.

Neste artigo, buscamos esclarecer essas dúvidas tão importantes na carreira do profissional de odontologia. Continue a leitura!

Dentista autônomo

Para o profissional que deseja se enquadrar como autônomo deve sempre manter-se em dia com a Receita Federal e com suas obrigações fiscais.

O dentista precisa estar organizado e atualizado com seu livro caixa que contempla todas as despesas dedutíveis e lucros tributáveis, seguindo a tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Todas as despesas devem ser levadas em consideração, como por exemplo:

  • Folha de Pagamentos;
  • Aluguel;
  • Conta de energia elétrica;
  • Água;
  • Telefone;
  • INSS;
  • Materiais de escritório;
  • Entre muitos outros.

O imposto devido será calculado sobre o faturamento retirando os custos para a tributação dos lucros.

Ao trabalhar como autônomo você trabalhará sozinho ou para consultórios/clínicas de terceiros, ou seja, para outras empresas. Sendo que se sua renda como pessoa física for muito alta, o imposto a ser recolhido também poderá ser alto.

Dentista empreendedor: abrindo empresa

O profissional de odonto que deseja abrir uma empresa é aquele que quer aumentar o seu faturamento e/ou expandir o seu negócio. E se passou isso pelo sua cabeça, com certeza essa é a melhor opção para sua carreira.

A grande diferença entre ser autônomo e ser uma pessoa jurídica (abrir uma empresa) são os benefícios e diferentes modalidades de regimes tributários, que fazem com que você tenha muitas vantagens, como:

  • Contratação de funcionários;
  • Redução de Impostos;
  • Empréstimos e Financiamentos diferenciados da pessoa física;
  • Distribuição dos lucros da sua empresa para sua pessoa física isentos de tributação.

No Brasil, existem regimes tributários em qual o dentista empreender (que abriu sua empresa) pode se enquadrar, eles são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Neste caso, para saber a melhor opção de regime tributário é através de um planejamento tributário com uma contabilidade ou profissional contador especializado, como os profissionais da Londricont.

Ao analisar o faturamento e a saúde financeira, o contador auxiliará na melhor modalidade para sua empresas crescer e seus negócios expandirem.

Esperamos que com esse artigo você tenha esclarecido suas dúvidas!

Se tiver alguma dúvida, fale conosco!

E se você precisar de contabilidade especializada para dentistas, conte conosco. Solicite uma proposta pelo e-mail londricont@gmail.com. Conheça aqui nossos serviços!